sexta-feira, 16 de outubro de 2009


Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Ensino Fundamental

Componente Curricular
Ciências


Tema

Cadeia Alimentar

DADOS DA AULA
TEMA: CADEIA ALIMENTAR
SÉRIE: 3 SÉRIE
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA:
1. Aprender que cada animal existente na natureza tem sua função; 2. Descobrir que os caramujos africanos não possuem predadores para sua espécie; Explicar o assunto aos alunos de forma lúdica e atrativa através de jogos.
DURAÇÃO DA AULA:
3 aulas de 45 minutos cada.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO:
1.Conceito de cadeia alimentar; 2. Caramujos Africanos e seus Predadores; 3- Conceito de Controladores Biológicos.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:
PRIMEIRO ENCONTRO
Estratégia: Para que esta percepção aconteça serão utilizados jogos de quebra cabeça onde cada equipe terá que montar no menor tempo estimado. Começar a aula perguntando quem gosta de jogar. Após esta pergunta propor a eles que façam equipes de cinco, que será distribuído cinco jogos de quebra cabeça a cada equipe. A regra do jogo será da seguinte forma: a equipe que montar o quebra cabeça e coloca-lo em ordem da cadeia alimentar será a equipe vencedora.
Local: Sala de Aula

SEGUNDO ENCONTRO
ESTRATÉGIA: Abordar o tema cadeia alimentar de forma lúdica e interessante, chamando a atenção dos alunos para que o tema se torne algo significativo. Primeiro explicar como o jogo procede e que todo jogo possui algumas regras e que estas devem ser cumpridas, trabalhando sempre os valores como respeito ao outro, cumplicidade e espírito de equipe.
Este jogo chama-se presa e predador e joga-se da seguinte forma:
O experimento consiste em uma dramatização de uma cadeia alimentar onde encontramos PLANTAS -> PREÁS -> JAGUATIRICAS.
A dramatização deverá ser realizada no pátio da escola ou em lugar similar. A classe deverá ser dividida em 3 grupos (com o mesmo número de componentes) para a rodada inicial.
Um grupo representará plantas, o outro preás e o último jaguatiricas. Se o número de alunos não for divisível por três, o excedente deverá ficar no grupo das plantas.
O grupo que representará as JAGUATIRICAS deverá ser identificado com VISEIRAS ROSA, o dos PREÁS com AZUIS e o das PLANTAS com VERDES.
As plantas ficarão espalhadas pelo pátio, os preás deverão ser dispostos em circulo ficando distantes 1 m das jaguatiricas, que também estarão dispostas em circulo, ou seja, os preás e as jaguatiricas deverão ser dispostas em círculos concêntricos de forma que as jaguatiricas fiquem no círculo interno. O jogo terá 10 rodadas. Para iniciar uma
rodada o professor deverá apitar 1 vez e para terminá-la, 2 vezes.


Regras do jogo
PLANTAS:
As "plantas" deverão ficar espalhadas pelo pátio da escola e permanecer nos seus lugares. Quando apanhadas pelos preás, deverão permanecer no local onde foram apanhadas até a próxima rodada e depois deverão ir para o grupo dos preás.
PREÁS:
Cada "preá" deve procurar apanhar uma "planta" e evitar ser capturado por uma "jaguatirica". A única defesa possível dos "preás" é abaixar-se. Abaixando-se, estarão escondidos das "jaguatiricas". Quando apanhados por uma jaguatirica, os preás deverão permanecer no local onde foram capturados até o término da rodada. Na rodada seguinte, estes preás passarão a ser jaguatiricas.
JAGUATIRICAS:
As jaguatiricas deverão tentar capturar um preá.
Os preás e as jaguatiricas que não conseguirem alimento voltarão na rodada seguinte, como plantas.
EXPLICAÇÃO: Os animais que não conseguiram alimento morreram de fome. Seus corpos foram decompostos e deles só restaram os sais minerais que as plantas incorporam. Por isso voltam como plantas.
Os "preás" e "jaguatiricas" que conseguiram alimento continuarão respectivamente, como "preás" e "jaguatiricas".
EXPLICAÇÃO: Preás e jaguatiricas que conseguem alimentos são bem sucedidos. Isto permite que se mantenham saudáveis e se reproduzam, garantindo novos indivíduos pare a geração seguinte. Por isso, os alunos que representam estes animais continuam, respectivamente, como preás e jaguatiricas.
As "plantas" que foram capturadas voltam como "preás". Os "preás" capturados voltam como "jaguatiricas".
EXPLICAÇÃO: Quando um ser vivo serve de alimento pare outro, as substâncias que formam seu corpo passam a fazer parte desse outro ser. Por isso as plantas capturadas pelos preás voltam como preás e os preás capturados pelas jaguatiricas voltam como jaguatiricas.
Local: O local onde será realizada esta brincadeira será a quadra de esportes da escola.


TERCEIRO ENCONTRO

ESTRATÉGIA: Sondar a partir do jogo o que aprenderam a respeito do assunto estudado e firmar o que ainda precisam aprender de forma lúdica.
Conversaremos sobre quais são os controladores biológicos e suas funções na natureza como forma de relembrar o assunto estudado pela professora, posteriormente seguiremos para a quadra de esportes para iniciar nosso jogo que consistirá da seguinte forma:

A classe deverá ser dividida em 3 grupos (com o mesmo número de componentes). Se o número de alunos não for divisível por três, o excedente deverá ficar no grupo das plantas.
O 1° grupo representará a PLANTAÇÃO e deverá se identificado por uma VISEIRA VERDE.
O 2° grupo representará o CONTROLADOR BIOLÓGICO (predador da praga) e deverá ser identificado por uma VISEIRA AZUL.
O 3° grupo representará a praga que deverá ser identificado por uma VISEIRA ROSA.
Os grupos deverão ser dispostos paralelamente, distantes 2 m um do outro. A posição central deverá ser ocupada pelo grupo dos controladores. As posições laterais deverão ser ocupadas pelos outros grupos, ou seja, o grupo das plantas de um lado e o das pragas do outro.

Para iniciar a rodada, o professor deverá apitar uma vez, após 3 seg deverá apitar 2 vezes para concluí-la.
O jogo deverá ter 5 rodadas.
As pragas deverão tentar capturar uma planta e os controladores biológicos deverão tentar impedir que isso aconteça, capturando a praga antes que esta consiga chegar até as plantas.
A seguir, as regras e objetivos de cada grupo:
PLANTAS:
As plantas deverão permanecer em seus lugares. Quando apanhadas pelas pragas, elas passarão também a ser pragas, voltando, juntamente com seu captor, para o lado delas.
PRAGAS:
As pragas deverão atravessar a região ocupada pelos controladores, evitando ser capturadas por eles. O objetivo das pragas é capturar as plantas. Quando uma praga capturar uma planta, esta deverá ficar segurando a mesma no local onde a capturou esperando o término da rodada. Quando a rodada terminar, as pragas deverão levar as plantas capturadas para o seu grupo, pois estas passarão também a ser pragas.

CONTROLADORES:
Os controladores deverão tentar apanhar as pragas, evitando que estas capturem as plantas, podendo para isso se deslocarem para captura-las. Quando o controlador apanhar uma praga, ele deverá permanecer no local onde a capturou esperando o término da rodada. Quando a rodada terminar, os controladores deverão levar as pragas capturadas para o grupo dos controladores, pois estas passarão também a ser controladores.
Após 5 rodadas, o professor deverá contar o número de plantas e o de pragas.
Se o número de plantas for maior que o de pragas, isso significa que os controladores são eficientes e a produtividade agrícola tenderá a aumentar.
Se, por outro lado, o número de pragas for maior que o número de plantas, isso significa que o controlador não está sendo eficiente e a produtividade agrícola tenderá a diminuir.
O professor deverá, antes de se iniciar o jogo, explicar para todos os alunos as regras do mesmo.
Para facilitar a compreensão por parte dos alunos, o professor deverá mostrar a cadeia alimentar referente ao jogo, ou seja:
PLANTAS -> PRAGAS -> CONTROLADORES BIOLÓGICOS.
LOCAL: Quadra de esportes da escola.

RECURSOS COMPLEMENTARES:

Quadra de esportes, sala de aula e espaços abertos da escola.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita da seguinte maneira: serão realizadas charadas, feitas estas pelo professor, que as quais cada criança terá a chance de contribuir no processo de construção de conhecimento dos demais alunos, como um jogo de “o que é o que é?” Todas as perguntas e charadas serão feitas a partir do que estudamos durante a semana, dando relevância a tudo aquilo que os alunos trouxerem de conhecimento.

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